sábado, 3 de julho de 2010

Tempo


A arte é uma forma de expressão e uma forma de comunicação, os seres humanos por natureza são seres políticos e sociais, que necessitam do contato com o outro para se permitirem o contato consigo mesmos, nessa busca por afirmações de identidades somos permeados constantemente pelo tempo.

Mas o que vem a ser o tempo? É como se da a nossa relação com o tempo a partir do momento que percebemos conscientemente ou não que o tempo e relativo, e subjetivo, e paradoxalmente com a idéia de tempo temos a idéia de Vida e Morte, ou seja, a vida se inicia com o nascimento mas a partir do exato momento que nascemos já estamos gradativamente morrendo, mas ignoramos o fato de que a vida assim como o tempo e somente algo que se vai.

Reconhecer o tempo é reconhecer a vida, e saber o valor de cada momento, e ter a certeza de que o minuto perdido não retornara e por isso mesmo todas as nossas ações devem ser atos coerentes com a nossa verdadeira vontade.

As pessoas idealizam o tempo como um caminho, uma linha reta onde a única opção e seguir sem saber para onde ir, e por isso talvez se sintam tão perdidas, mas se imaginarmos o tempo como uma entidade um ser vivo que nos da a oportunidade de em três momentos diferentes sermos três pessoas diferentes.

Nesse caminho do tempo nos somos o Passado, o Presente e o Futuro:

O Passado e uma pessoa que já não existe mais a vaga lembrança que você tem dessa entidade e apenas o fruto das ações que você não quer abrir mão para se modificar, para se tornar um novo ser ( O Passado conta a sua historia, mas a todo novo dia você e um novo ser, nascendo e se recriando ), O Futuro são as nossas idealizações e aquilo que não existe porque ainda não nos demos a oportunidade de experimentar esse algo novo ( Vivemos no futuro por não sabermos mais quem somos ou o que realmente queremos, por isso pensamos ser um outro alguém ) , o que nos resta agora se não O Presente, se não os fatos e a realidade, não existe o ontem não existe o amanha, só existe o hoje, só existe a urgência de se viver a cada minuto como se fosse o ultimo, pois e isso o que o torna mágico, o fato de se ter algo inédito a cada fração de segundo faz com que tenhamos a possibilidade de sermos um é muitos, essa infinidade de possibilidades faz com que possamos nos reconhecer como o movimento constante que faz com o tempo assim como a vida sigam o seu fluxo o seu caminho.

A análise do tempo não como algo cronológico, mas como algo relativista e atemporal, nos permite ter três relações de comportamento básicas, ou seja, existem três pessoas em nos assim como existem três esferas de tempo.

A partir dessa premissa poderíamos dizer que o Futuro é aquilo que gostaríamos de ser, ou seja, são as nossas idealizações. O Passado é quem acreditamos ser, ou seja, a partir das referencias e experiências que vivemos construímos uma mascara para o convívio social e literalmente mascaramos o que realmente somos. Já o Presente é o que realmente somos, a sua parte de mais profunda intimidade, nessa região de certa forma obscura estão contidas as nossas verdades e virtudes, mas lá também estão os nossos preconceitos e defeitos, ou seja todas as nossas características boas ou ruins são partes fundamentais de um processo de reconhecimento de uma essência que esta constantemente modificando e se adaptando a partir da conscientização de que somente o hoje existe, e a partir dessa conclusão, viva intensamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário